Revolução Digital: Você ainda está de fora?
Revolução Digital: Você ainda está de fora?
A Revolução Digital refere-se às mudanças radicais trazidas pela tecnologia digital e sistemas de telecomunicações, a partir da segunda metade do século XX. Se a sua empresa ainda não está nesta onda, terá problemas para fechar novos negócios. Entenda melhor lendo esse post na íntegra.
“Incomodada ficava sua avó.”
Começo esse texto com dois ditados populares um tanto conhecidos: o primeiro, desconheço a origem. O segundo, vem do tempo em que anunciar seus serviços e/ou produtos era feito naquela caixinha retangular (na época, quadrada…) que hoje usamos para conectar nossos notebooks, ah, sim a televisão.
E o que isso tem a ver com sua vó?
97% dos idosos acessam a internet, aponta pesquisa da CNDL/SPC Brasil feita em março. Sim, as coisas mudaram e, se você quiser ser visto e lembrado, esqueça os meios tradicionais de comunicação.
O que é a Revolução Digital?
A Revolução Digital são as mudanças radicais trazidas pela tecnologia digital e sistemas de telecomunicações, a partir da segunda metade do século XX.
Ela já está se preparando para sua quarta (ou quinta) onda com a iminente chegada da tecnologia 5G e você ainda não entrou nesse jogo?
A presença nas redes sociais foi uma opção (mais do que correta) na década passada. Hoje, se você não está presente no Instagram, E-commerce, Facebook, Linkedin, blogs… Seu negócio simplesmente não existe para o mundo.
E o melhor é que você não precisa entender as tecnicalidades desse universo para posicionar seu empreendimento nele.
Assim como nos anos oitenta e noventa tínhamos os grandes publicitários e as gigantes da propaganda, hoje temos o correspondente no mundo digital. Aqueles do “1001 utilidades” e “Incomodada ficava sua avó”.
Para quem é a Revolução Digital?
Hoje temos desde pequenas empresas (de qualidade) que posicionam e administram a presença do seu negócio e/ou serviço online, seja nas redes, sites, etc, há as gigantes que, em alguns lugares têm o poder de vender por meio da realidade virtual. Os videogames já fazem isso e são pioneiros na tecnologia.
De acordo com o IDC (International Data Corporation), o Brasil liderou as compras online durante a pandemia. Em média, 88% dos brasileiros compraram online desde o início dela.
Esse dado faz com que o Brasil lidere o ranking de compras no e-commerce na América Latina, aponta um estudo realizado pelo IDC a pedido da Infobip.
No continente, a média é de 82%. O quadro é positivo para o varejo visto que, entre os entrevistados, 65% afirmaram repetir o consumo devido a uma boa experiência.
E agora, você que está de fora, percebeu a importância de fazer seu negócio navegar nas ondas da internet?
Ficar na beira da praia, assistindo outras empresas patamares cada vez mais altos é condenar seu empreendimento ao fracasso. Esqueça a vovó incomodada, mas tenha sempre em mente o ditado de “quem é visto não é lembrado!”
Por isso, finalizo este artigo convidando você a conferir os próximos posts em que explicaremos detalhadamente o que fazer para que a sua empresa entre nessa onda, conquiste bons negócios e cresça de forma sustentável. Até a próxima!
Luiz Siqueira
CEO H8 Brasil
Inteligência em Negócios